Bolhinha de sabão XII

12 07 2010

Trabalho num dos institutos de investigação de cancro mais conceituados e prestigiados a nível mundial. Sempre que digo onde trabalho recebo um “wow” de volta. Realmente é bastante gratificante estar rodeada por investigadores tão bons e onde se faz ciência de grande importância para todos nós. Adoro o que faço e gosto imenso deste local de trabalho.

No entanto, em vez de entrar e sair do trabalho de nariz bem empinado e orgulhoso, costumo fazê-lo até de cabeça bem baixa. É que o Instituto está associado a um Hospital onde a investigação tem efeitos imediatos e com capacidade para alguns dos tratamentos anti-cancro mais eficazes. E por isso, sempre que entro e saio do meu local de trabalho cruzo-me com lutadores que, apesar do seu corpo parecer derrotado, têm olhares e sorrisos vencedores, fortes. Enchem-me de esperança e motivação para continuar a trabalhar. Mas o que me faz ficar cabisbaixa não são estes lutadores, são os seus familiars, esses sim, com ares derrotados e que olham para nós, para mim, como se buscassem uma tábua de salvação. E eu, só consigo olhar para o chão, envergonhada da minha ciência ser tão lenta, tão fundamental… Mesmo que descubra algo verdadeiramente significante, serão precisos anos até que chegue a quem precisa. Posso trabalhar horas, sem dormir. Podemos ser milhões de cientistas a fazê-lo, mas a verdade é que investigação é um processo tão, tão moroso… E é por isso que quando diariamente me cruzo com aqueles olhares desesperados, todo o orgulho que sinto por trabalhar onde trabalho me cai ao chão e só me consigo sentir frustrada por não poder ajudar e por saber as limitações que ainda existem. Mentalmente, desejo-lhes sorte e lá sigo o meu caminho…

Acções

Information

One response

12 07 2010
papis

mesmo lentamente a ciencia avança e todos confiam que pouco a pouco algo de bom se vai descobrindo.e tão grande tem sido o vosso trabalho,o dos cientistas.parabens por pertnceres a uma classe invisivel mas tão visivel.

Deixe uma Resposta

