Trop cher, trop jeunes!

3 10 2010

O longo período de seca inspiracional que tem reinado este cantinho foi finalmente violado esta tarde. Bastou uma caminhada pela cidade para, e pela primeira vez em 6 meses parisienses, encontrar 3 franceses de muito mau humor que encaixam perfeitamente no estereotipo arrogante que a maioria dos visitantes desta bela cidade levam como recordação dos parisienses.

O pior? Um vendedor de quadros. Supostamente, alguém culta que se esperaria bastante educada. Como eu o julguei erroneamente, também ele errou em relação a mim. Há muito que namoro uns quadros da cidade e hoje resolvi perguntar o preço. Comecei por um de uma bailarina. 250€. Perguntei sobre o género de quadros que já há muito namoro. “Demasiado caro.” Desculpe? Demasiado caro, mas quanto exactamente. “Demasiado caro.” Bom, posso ser eu a decidir? “São 400€, demasiado para jovens como vocês”….

Primeiro ofendeu-me, depois deixou-me triste.

Primeiro, sabe lá ele se o meu salário chega para pagar um quadro desse preço? Por acaso chega e sobra, e ate achei barato para o quadro que era o que demonstra a minha falta de olho para qualidade artística…

Depois fiquei triste. Afinal, sempre ouvi pessoas mais velhas a queixar-se da falta de cultura dos mais jovens. Mas quando alguém jovem tenta mostrar interesse cultural, é tratado como um pelintra? Posso parecer mais jovem do que sou, mas sim, ainda sou jovem. Mas se tenho interesse num quadro, justifica-se tratar-me assim? Sabe lá o senhor se tenho ou não dinheiro? E não deveria assumir que sim, já que perguntei pelo preço?

Ainda lhe perguntei o que se passava com os franceses hoje (ele foi o terceiro a reagir mal-educadamente) e infelizmente já não posso continuar a dizer que só tenho tido boas reacções dos parisienses..

Acções

Information

Deixe uma Resposta

