Hoje é um dia especial

13 01 2011

Entre muitos que têm ocorrido durante o meu longo interregno (trabalho, trabalho, trabalho e férias de Natal logo seguidas de mais trabalho), o dia de hoje ficará para sempre como o dia em que deixei de ser uma cidadã renegada por ser investigadora-emigrante, emigrante-investigadora ou investigadora E emigrante…

Nestes 6 anos de aventuras nómadas, pela primeira vez tive o direito de votar através do voto antecipado… Abriram finalmente excepções a estudantes em intercâmbio e alguns grupos profissionais, entre os quais se incluem investigadores. Ainda não está perfeito (voto por procuração para evitar deslocações caras às embaixadas), mas é um primeiro passo.

E foi com a mesma excitação da minha primeira votação, há exactamente 10 anos, que fui exercer o meu direito/dever e sentir-me uma cidadã reconhecida.

Perdi 4 eleições nos últimos 6 anos, mas o que conta é que finalmente o nosso cantinho está a abrir-nos as portas.

E este gesto soube-me muito bem.

 

PS: Mais info http://www.dgai.mai.gov.pt/cms/files/conteudos/AF_VotoAntecipado_Estrangeiro_OK%282%29.pdf

Acções

Information

Deixe uma Resposta

