Olá!

20 03 2011

Nem me lembro deste blog…

Muito, muito, muito trabalho e todo para nada, a minha experiência principal não resultou… Portanto, foram ao todo 5 semanas de preparação,  4x mais amostras do que normalmente tenho, muitas horas, fim-de-semanas e tudo para nada…

A ciência é assim mesmo e o tipo de ciência que faço ainda mais. Nos últimos 8 meses desenvolvi um modelo brutal. O pior é que o modelo só por si não diz nada, tenho de encontrar o mecanismo molecular responsável pelos eventos que observei. A primeira parte está feita e bem sólida. Mas agora começa a procura da agulha no palheiro. Muitos tiros no escuro. Estou a atacar o problema com dois projectos diferentes mas a primeira ronda de um não funcionou de todo e o outro não mostrou nada, ou seja os tiros foram todos ao lado, se calhar nem estou no palheiro certo!

O mais frustante é que todo este trabalho só será considerado no meu currículo se for publicado, a única e muito injusta forma de medir “trabalho” em ciência. Enquanto em alguns ramos mais descriptivos será mais ou menos fácil publicar, no meu ramo, mais mecanístico, é preciso descrever e explicar! Normalmente cada publicação na minha área resulta de 3-5 anos de trabalho, depende da quantidade de pessoas envolvidas no projecto. É frustrante não ter um currículo que seja espelho do nosso esforço, trabalho e empenho. Frustrante e desmotivante que em ciência trabalho seja apenas considerado se for bem sucedido… Principalmente quando a maioria das vezes o que fazemos não resulta…

Mas não desisto, por isso vamos lá todos cruzar os dedos e enviar umas ondinhas de sorte para a minha bancada, sim? É que não me importo mesmo nada de trabalhar imenso, mas cada vez que penso que a distância dos que mais amo, horas que perco das poucas visitas para ir “um bocadinho ao lab” poderá ser para nada fico com um nó bem grande na garganta…

Anúncios

Acções

Information

One response

28 03 2011
papis

Força,força, força.À força de tanto trabalho e muita frustração há de chegar um dia em que dirás EUREKA! Beijinhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: